domingo, 15 de fevereiro de 2009

COMBATENTE

COMBATENTE

NOME COMUM: Combatente
NOME CIENTÍFICO: Philomachus pugnax
NOME EM INGLÊS: Ruff
NOME EM ESPANHOL: Combatiente
NOME EM ITALIANO: Combattente
NOME EM FRÂNCES: Combattant varie
NOME EM ALEMÃO: Kampfläufer
FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: Scolopacidae
TAMANHO DO MACHO: de 27 a 30 cm
TAMNHO DA FÊMEA: de 19 a 25 cm
COR: Muitas combinações de cores. Peito acinzentado

O combatente é um tipo de maçarico-europeu. Na época e acasalamento, os machos se reúnem numa área própria, que dividem em territórios. Ali eles se exibem, cada um mostrando sua plumagem exuberante. Eles são capazes de inflar a plumagem do pescoço, formando um colar majestoso e multicolorido. As fêmeas não têm a crista e o colar próprio dos machos. Reúnem-se em torno do local onde os machos se exibem e abaixam-se. Isso indica que estão prontas para o acasalamento. Sempre há um macho dominador que se acasala com a maior parte das fêmeas.

Os ninhos são escavados no chão. As fêmeas botam 3 a 4 ovos e se sentam sobre eles durante 17 a 19 dias. Depois do choco os machos perdem a plumagem especial. Seu aspecto, então, fica bem semelhante ao de qualquer outro maçarico.

Os indivíduos dos dois sexos vivem separados fora da época de acasalamento. Como acontece com a maior parte dos pernaltas, os maçaricos podem ser encontrados freqüentemente em pântanos e alagadiços. Alimentam-se de insetos, vermes e algas de água doce. No outono, migram para o sul. Alguns chegam à Austrália. A migração é feita principalmente à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário